domingo, 2 de julho de 2023

 

Azul

Um homem sentado em um banco da praça, à direita do banco em que eu me encontro, olha para o céu. Ele está ali já há algum tempo e eu procuro algum motivo que o leva a olhar para lá. Não há nuvens nesse momento, nem pássaros, nem aviões. Só existe o azul que nós dois olhamos.

Será que nós vemos o mesmo azul? Quem me garante que o azul, o meu azul, o azul que eu conheço não é o meu vermelho para esse homem? Só nós dois é que sabemos. Ninguém jamais viu o meu azul, nem o azul dele. O meu azul não pode ser o meu vermelho para ele? Pode ser, e como ele só tem a referência de azul como o meu vermelho, se maravilha ao olhar para o céu que eu estou vendo azul, azulzinho, enxergando vermelho, vermelhinho.

            Nós nunca vamos saber se estamos enxergando as coisas da mesma maneira, se as formas e as cores são as mesmas, mas o certo que vamos sentindo, vivendo, enxergando como se tudo fosse absolutamente igual para todos. Eu estou satisfeito com as core que vejo, e ele? Talvez o seu azul seja marrom escuro e ele esteja achando tudo maravilhoso. ARGH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário