quarta-feira, 31 de julho de 2024

 

Sono

            Estou escrevendo, há várias horas, na lanchonete do Palácio das Artes. Estou cansado e com muito sono, mas vou continuar:

            “Um dia incontido, contanto que se conte o conto. Isso não conta neste cubículo calculado pelo pelo do paletó de pelúcia que pegou um pé de poeira e poluiu piolhos.”

            O olho fecha, a voz retumba na cabeça e o couro cabeludo continua intacto. Vou abaixar a cabeça em cima de uma folha e dormir, até que a dormência do braço me acorde para mandar-me para casa, onde dormirei na minha cama, lençóis cheirando à lavanderia, assoalhos brilhantes, reluzente, cortinas fechadas, abajur à meia luz, e nem um pernilongo para atrapalhar a paz. Obrigado!!!

sábado, 27 de julho de 2024

 

O belo no ar

            Eu procuro ouro no lixo, procuro pássaros a cantar. Procuro peixes no esgoto, procuro doce no mar. Eu não estou aceitando que tudo está a desmoronar. Eu procuro o belo no ar

quarta-feira, 24 de julho de 2024

 

Eu passo

            O tempo apressa o passo. Quanto mais apressa, mais eu passo.

sábado, 20 de julho de 2024

 

O desespero dos gansos

Estou sentado no parque. Chove. As árvores choram a falta do sol. Os gansos saíram do lago. Estão perfilados no gramado do teatro. Uma criança passa com a mãe. Cada um carrega um guarda-chuva. A criança parou para ver os gansos, que também choram a presença daquela criança estúpida, que logo os espantarão dali, entre gritos e pontapés.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

 

Palavras e significados

Caneta preta, caneta grossa, caneta azul, caneta fina. Lapiseira de ponta fina, lapiseira de ponta grossa, teclado, tudo serve, contanto que as ideias cheguem. Palavras, prismas, produtos, prosperidade, prospectos, prazer. Cada palavra com o seu sentido. Cada palavra com seu significado:

INSÍGNIA: Condecoração que se dá a mortos-vivos.

ESTABILIDADE: posição alcançada quando você já perdeu o entusiasmo para viver.

JUÍZO: Uma conquista pós-adolescência que o torna um chato.

JULGAR: Deliberar, na condição de juiz, coisas ou pessoas como se estivéssemos                                 sentenciando, na condição de juiz, a nós mesmos.

REORGANIZAR: Bagunçar tudo de novo.

           INSINUAR: Fingir que você não disse alguma coisa, quando realmente você não disse.

sábado, 13 de julho de 2024

 

Viver é bonito

Viver é bonito.
Um copo de vinho,
um naco de queijo,
um par, um carinho,
se possível um beijo.
Na hora é perfeito,
na hora é divino,
depois, ninguém sabe,
depois, só destino.
Viver é bonito.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

 

Vento e solidão

            Uma mosca sobrevoou o meu copo. Eu soprei. Ela voou sem rumo. O vento que eu utilizei não era meu. Eu apenas emprestei o meu corpo para a execução. O vento entrou, eu forcei os meus músculos para expulsá-lo e a mosca se foi. Isso há muito tempo, e agora, nem a mosca eu tenho para amainar a minha solidão.

sábado, 6 de julho de 2024

 

Alívio

                Quando ela se foi eu me senti como se me livrando de um sapato apertado. Foi um alívio e eu passei a caminhar descalço, à procura de um novo sapato que me fosse mais confortável.