sexta-feira, 29 de agosto de 2025

 

Buraco sem volta

            A tendência é de que a idiotização da humanidade venha a piorar ainda mais, como vem piorando através dos séculos. A tecnologia, os meios de comunicação, usados com sabedoria, são muito eficientes para ajudar o homem na sua jornada, como na medicina, na agricultura, mas a internet, com todo o seu poder de comunicação, veio para normalizar a vulgaridade e a estupidez, e sem sombra de dúvidas está levando a humanidade para um buraco sem volta.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

 

A nuvem

            Todos viam aquela nuvem. Era um pássaro perfeito. Entre os que viam
estava uma criança que acreditava ver o que todos viam, só que ela não via
o pássaro formado pela nuvem, e sim, um lindo pássaro voando perto de uma nuvem perene

sábado, 23 de agosto de 2025

 

A Lua

            A Lua virou cachorra. Já não tem dentes, não enxerga, nem ouve. Quando aponta no corredor, parece um bichinho de corda. Seu contato com o mundo se dá através do tato e do olfato. Ao perceber carinho, abana lentamente o rabo, apoia a cabeça sobre a minha perna, fecha os olhos e volta a encantar o céu.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

 

O suicida

            Se você for se suicidar, escolha um dia nublado, já que exercerás um ato lúgubre. Não escolha um dia de sol, onde os pássaros cantam e as crianças brincam no parquinho. Não incomode os transeuntes, caindo de um prédio como um saco de farinha. Tenha dignidade na hora da morte. Se possível seja reservado: esfaqueie o seu pescoço no banheiro e se esforce para não emitir gemidos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

 

Os sapatos

            Finalmente ele deitou com os sapatos. Era tão limpo, tão higiênico, nunca imaginou que um dia o colocariam ali deitado, de mãos postas, cheio de flores ao redor, e os sapatos emergindo entre rosas, crisântemos, margaridas e copos-de-leite. Nesse momento ele ainda carregava, na sola dos calçados, as manchas das sujeiras da cidade

sábado, 9 de agosto de 2025

 

O rol dos que não queriam e não foram

            Olha, eu não quero entrar para a Academia Brasileira de Letras. Vários escritores já disseram isso e acabaram entrando, outros, não. Outros vários fizeram de tudo, até se humilharam tentando uma vaga e não conseguiram.
            Eu sei que não vou entrar nunca, mas uma coisa eu garanto: acabo de entrar, em vida, para o seleto rol dos que não queriam e não foram.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

 

Bom senso e senso comum

            O senso está nas duas frases, mas com sentidos antagônicos.
            O bom senso denota equilíbrio, sensatez, não aceita bestamente os absurdos que o mundo lhe proporciona.
            O senso comum faz com que o indivíduo siga ao sabor das correntes, no fluxo, de acordo com as mazelas que a vida lhe oferece, sem refletir com profundidade sobre as questões às quais são envolvidos.

sábado, 2 de agosto de 2025

 

Brincadeira de pássaros

         Os pássaros utilizam-se do vento para brincar com o sol e encantar o céu, ofuscando a vista de quem quer se intrometer.