domingo, 3 de setembro de 2023

 

A linha

Foi numa época, quando eu me encontrava no auge da lucidez, e as pessoas, talvez por não me entenderem, me tratando com desdém, que eu descobri que o raciocínio tem uma linha. Sabia o que era, mas não sabia explicar.

O raciocínio tem uma linha. Você vai seguindo aquela linha, de repente, sai dali e pega outro caminho, deixando para voltar depois, e desse caminho você vai para outro, para outro, para vários outros, e depois volta para a linha principal. Foi nessa época também que eu comecei a não admitir que as pessoas saíssem da linha principal e conversassem comigo fazendo de uma linha secundária qualquer a principal. Eu as entendia perfeitamente na linha principal, por que, então, a secundária?

Para tentar me organizar passei a escrever sobre a linha principal e as secundárias. Escrevia até caminhando pela rua, e ia deixando as folhas para trás. Queria entender o raciocínio e queria também que o raciocínio e as pessoas entendessem a minha lógica.

É claro que ninguém entendeu nada, e como sempre acontece, as pessoas resolveram me ajudar, como se eu, e não elas, precisasse de ajuda. Minha fragilidade não permitiu que eu reagisse, e hoje, depois de muito tempo internado, já aceito docilmente que as pessoas passeiem livremente pelas linhas do meu raciocínio.

Um comentário:

  1. Simplesmente genial! Gostei da inteligência criativa, do suspense gerado e do final in/esperado.

    ResponderExcluir