sábado, 29 de abril de 2023

 

Tour em l’air

Depois de receber o telefonema de um amigo, marcando um encontro para aquela noite, o rapaz correu até o canto da enorme sala da sua casa, abriu os braços, ficou na ponta dos pés, e, com o corpo apoiado em uma das pernas, estendeu a outra para trás. Estendeu também os braços: um para frente e o outro para trás, como se querendo que a ponta da mão esquerda, que estava para frente, ficasse o mais longe possível do pé direito, que estava para trás. Avançou pela sala na ponta dos pés numa sucessão de passos curtos e uniformes. Já quase perto da parede deu um tour em l’air, virando-se novamente para a porta. Depois deu um salto, acompanhado de cruzamentos rápidos e sucessivos das pernas, e correu novamente na ponta dos pés com um braço para a frente e o outro para trás.

Seus movimentos eram delicados, e depois de vários baattus, brisées, fonettés, pás de bourrées e releves, olhou para a porta da sala e se deparou com o pai, um oficial da reserva, segurando algumas sacolas de supermercado e olhando-o assustado. Ele também se assustou, e, imediatamente, caminhou com passos firme até a porta para ajudá-lo a levar as compras para a cozinha.

 

quarta-feira, 26 de abril de 2023

 

                                                    

Poder

               Segui o rebanho. Quando assustei estava preso a pequenos delitos e logo me incorporei a eles, como todos fazem. A partir daí, minha carreira deslanchou. Como se chutando folhas secas para abrir o caminho, fui eliminando obstáculos, até que ninguém mais, de sã consciência, ousou interferir no destino traçado por mim, porém, uma prostitutazinha de quinze anos, fruto de uma aventura inconsequente, apoiada por participantes de uma organização internacional, resolveu me enfrentar no parlamento, trazendo-me para esta cela especial da Polícia Federal.

domingo, 23 de abril de 2023

 

A felicidade

            A felicidade, quando cai sobre o seu corpo como uma pedra, passa a iludi-lo, causando uma sensação de grande euforia e prazer. Não se iluda: pegue essa pedra, por mais pesada que ela seja e devolva-a para o lugar de onde ela veio. Ela não durará muito tempo mesmo! As duradouras chegam calmamente, como um leve sopro que se transforma em ventania. Essas sim, nos causam prazer, e apesar de não serem eternas, são nossas companheiras, até a chegada da tristeza, que cai sobre o nosso corpo como uma pedra, para durar uma eternidade.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

 

Limites

Sem muita convicção parei o carro diante do motel e fitei os olhos de Leila, buscando cumplicidade, no entanto, só consegui um contorcionismo facial que me fez seguir em frente.

            Aquela situação estava se tornando insustentável e eu, não querendo ultrapassar os limites estabelecidos, há anos, pelo nosso pai, esperava, pacientemente, por uma volta à infância, onde, apesar da culpa que carregávamos, vivíamos momentos de intensa felicidade.

sábado, 15 de abril de 2023

 

Liberdade provisória

            Tomado por uma grande necessidade de liberdade, saí, atravessei a cidade e situei-me num campo florido, até que um enxame de abelhas levou-me para a praia, deixando-me a contemplar pernas roliças, seios firmes e bem delineados de lindas moças, e no momento em que essas moças começaram a tirar os seus biquínis, tentando, delicadamente, esconder o sexo, apesar de seus olhares insinuantes, e eu já sentindo um princípio de ereção, ouvi o barulho da portinha se abrindo e vi a panela com um caldo marrom sendo jogada cárcere adentro, trazendo-me, imediatamente, para a minha terrível realidade.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

 

O Duque de Valparaíso

Ele chegava ao fim da tarde e sentava-se, invariavelmente, nos mesmos cacos que o proprietário do botequim insistia em chamar de banco. À partir daquele momento, era um alvoroço lá dentro, com o dono do estabelecimento cortando o salame em fatias finas - exigência do Duque - e a mulher do proprietário servindo uma generosa dose de cachaça num copo grande. Os clientes, que eventualmente estivessem ali naquela hora, permaneciam-se calados, até quando ele tomava a terceira pinga, jogava os restos de salame para o gato, e saía.

O Duque, por sua fama de impiedoso matador, era muito respeitado no Bairro Valparaíso, e seu apelido, que todos conheciam, apesar de ninguém ter coragem de pronunciar na sua presença, viera após ele ter sido mordido por um cachorro de nome Duque, e ter revidado, mordendo-o até a morte.

domingo, 9 de abril de 2023

 

Mesa de bar

Palavras, pétalas, prósperos, pedras, pulgas, primos, cócegas, canção, cão. Você entra no papel. Ali está o mundo. Ali está o que pode acontecer, ali está o que vai acontecer. Nada em volta tem valor. As pessoas falando, alguém festejando, todos cantando, e você lá, introspectivo, mas feliz com o mundo às suas mãos. O mundo da escrita, com todas as suas particularidades e individualidades, satisfaz plenamente a quem está escrevendo, principalmente se este alguém estiver sozinho numa mesa de bar.