Ilustração: Nerino de Campos
Texto: Nerino de Campos
Subsecretário: Nerino de Campos

sexta-feira, 11 de março de 2011


O LOBO ENCANTADO (Uma história infantil)

É, parece até mentira, mas um dia chegou uma fada, não se sabe de onde, e encantou o lobo. Ele não sentiu nada quando a fada bateu a varinha nas suas costas, nem a ouviu dizer que ele seria bom e generoso para com os outros animais. Apenas viu algumas estrelinhas coloridas à sua volta e estranhou sua reação diante da fada, ali ao seu lado. Em outras circunstâncias ele teria avançado e talvez resolvido ali mesmo o seu problema de alimentação do dia.
Saiu dali andando calmamente e, ao ver um coelho, não sentiu vontade de caçá-lo. Foi em sua direção, e o coelho, de tanto medo, ficou paralisado, sem forças para correr.
Então o lobo disse:
- Aonde vai meu bom coelhinho?
Os outros animais assistiam a tudo e não acreditavam no que viam.
O coelho abaixou a cabeça e disse em voz baixa:
-Vou ao Sítio do Lago Claro, comer cenouras.
-Você não deve fazer isto, meu filho - disse o lobo - O Sr. Freitas trabalhou muito para plantar as cenouras. Você não pode chegar lá, assim sem mais nem menos, e comer as suas cenouras. Coma essas que estão à sua frente, e comporte-se, meu querido.
Neste momento, apareceu na frente do coelho lindas cenouras, e o coelho foi logo experimentando uma para ver se realmente era verdadeira.
Uma ovelha disse agressiva:
-Lobo, este pasto está uma porcaria. Olha o tamanho do capim!...-
E logo o capim cresceu sem que o lobo precisasse dizer uma palavra. A galinha queria milho e minhoca, e logo foi atendida. Até o Sr. Freitas, aproveitando da generosidade do lobo, pediu uma casa nova para o sítio, com antena parabólica e piscina.
O tempo foi passando e os animais foram perdendo completamente o medo que sentiam do lobo, e passaram a agredi-lo. Se em algum lugar do pasto a grama amarelasse, um pouquinho que fosse, uma ovelha ia lá, pegava o lobo pela orelha e o trazia para mostrar, arrastando o seu focinho na grama para que ele, imediatamente, a fizesse ficar verde novamente. Quando a TV saía do ar, mesmo que o problema fosse da rede de transmissão, lá ia o Sr. Freitas com o seu chicote - coisa que o lobo mesmo fizera aparecer na sua mão - procurar o lobo para consertar. Ninguém demonstrava gratidão pelos serviços prestados pelo lobo, e se acostumaram tanto com as coisas à mão, que o lobo já nem tinha tempo de dormir.
Quando alguns animais, os mais espertos, começaram a usar o lobo para conseguir vantagens sobre os outros, provocando uma brigaiada sem precedentes na história do Sítio do Lago Claro, a fada voltou a aparecer. Bateu novamente a varinha nas costas do lobo e disse, sem que ele ouvisse:
-Infelizmente eu errei. Você vai voltar a ser mau para que os outros animais voltem a serem bons.
O lobo não sentiu nada e só viu umas estrelinhas coloridas à sua volta.
Assim que as estrelinhas sumiram, ele avançou sobre a fada, que desapareceu como fumaça.
Então ele, sorrateiro, tomou os rumos do sítio, escondendo-se entre as folhagens para não ser visto. Estava com muita fome e não se lembrava de nada que havia acontecido.

5 comentários:

  1. Olá passando para retribuir a visitinha, e agradecer pelo recado. Parabéns pelo seu trabalho desde. Desde já serei teu seguidor.]

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, às vezes só se é bom porque se tem medo...
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  3. Também ouvi falar de um Leão subitamente tomado pela onda do politicamente correto, foi obrigado a arrancar todos os dentes, passou a viver de papinha de neném à base de espinafre com agrião. Não mataram ele não, mas as damas da sociedade travaram uma luta fratricida para ver quem o exibiria como tapete vivo no meio da sala.

    ResponderExcluir
  4. Recordei aquela máxima "quem se faz de mel,abelhas a sugam"...

    É uma histórinha para creanças,mas os adultos também apreciam.Eu me inclúo no rol.
    Saudações.

    Dília Maria
    (de Portugal)

    ResponderExcluir
  5. Amigo amei esse cantinho teu...
    Criatividade mil! PARABÉNS!! Como educadora e leitora todos os dias ameiii tudo aki! abraços estou te seguindo!!

    ResponderExcluir